VÍDEO: Onça-parda rara é flagrada por biólogo em São Bernardo, no MA
09/04/2025
(Foto: Reprodução) Aparição do animal é considerada rara, pois a espécie está em extinção. Biólogos alertam para os cuidados com a preservação e repudiam a ação de caçadores. VÍDEO: Onça-parda rara é flagrada por biólogo em São Bernardo, no Maranhão
Um biólogo conseguiu registrar a passagem rara de uma onça-parda na região de São Bernardo, a cerca de 374 km de São Luís. Um vídeo (veja acima) mostra o flagrante do animal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O registro aconteceu por volta das 4h20 da madrugada do dia 5 de abril, em uma remanescente área de mata nativa no município.
"Adquiri uma câmera trap, que é uma câmera específica para monitoramento de fauna. Foi muito gratificante. Para quem se preocupa com a conservação, sobretudo para mim, que sou profissional da Biologia, foi uma felicidade imensa! Um animal como este, que desempenha o papel de predador de topo de cadeia alimentar, exige um ambiente minimamente equilibrado para sobreviver", afirmou Isac Meneses, biólogo, mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente, e criador do projeto 'Fauna de São Bernardo', onde é divulgado o trabalho de conservação da fauna local.
Onça-parda flagrada em São Bernardo do Maranhão
Isac Meneses
As onças-pardas (Puma concolor), também conhecidas como pumas ou suçuaranas, estão na lista vermelha de espécies ameaçados de extinção no Maranhão. A espécie habita, principalmente, áreas de borda de floresta e possuem uma dieta baseada, em sua maioria, em animais de pequeno porte.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), quando se deparam com seres humanos, o instinto dessas onças é evitar o confronto e fugir, já que elas percebem o ser humano como uma ameaça. No entanto, ultimamente, a aparição de onças-pardas é considerada rara por causa do desmatamento e a ação de caçadores.
"É uma espécie muito linda e que sofre com o desmatamento local para o agronegócio. (...) Temos um avanço grande no desmatamento para monocultura de soja na região, caça, que são fatores de risco, além da caça. Inclusive foi essa espécie que ganhou repercussão nacional, quando uma mulher matou uma com cachorros", declarou Isac.
Veja também: Mulher que matou onça-parda é do Rio de Janeiro e cometeu o crime no Piauí, segundo Ibama
Isac Meneses é biólogo e registrou a passagem da onça-parda em São Bernardo do Maranhão
Arquivo pessoal
A caça da onça-parda é considerada crime ambiental no Brasil, especialmente pelo fato do animal estar em risco de extinção e pode gerar multa e apreensão da arma. Se a caça acontecer com uso de animais, a multa pode ser ainda maior pelos crimes de abuso e maus tratos a animais.