Tecnologia revoluciona experiência de compra e aproxima clientes do varejo

  • 11/04/2025
(Foto: Reprodução)
Soluções tecnológicas do Rio Anil Shopping posicionam o empreendimento como referência em inovação no varejo Você examina um produto na prateleira da loja e, ao mesmo tempo, acessa sites para comparar marcas e preços. Vai fazer uma compra em outra loja e deixa o seu contato de WhatsApp com a vendedora para que ela mande fotos das novas peças que chegarem. Essas cenas parecem familiares? É porque elas têm se tornado cada vez mais comuns. Já faz muito tempo que a experiência de compra deixou de ser apenas presencial. Num mundo de clientes cada vez mais conectados, o varejo precisa se modernizar - especialmente aqueles que têm nas vendas in loco o seu maior trunfo: os shopping centers. No Maranhão, o Rio Anil Shopping é uma das referências desse movimento de modernização do varejo físico, investindo em ferramentas tecnológicas que facilitam a vida do cliente e potencializam as vendas dos lojistas. Tecnologia revoluciona experiência de compra e aproxima clientes do varejo Divulgação/Rio Anil Shopping “A tecnologia transformou o comportamento do consumidor. Hoje, ele é mais informado, exige conveniência e busca experiências personalizadas. Por isso, investir em soluções como aplicativos, vitrines virtuais e interatividade digital é essencial para atrair e fidelizar esse público”, explica Paulo Magalhães, gerente de marketing do Rio Anil Shopping. A experiência digital oferecida pelo empreendimento começa com o aplicativo de celular do shopping, que funciona como uma central de serviços na palma da mão. Nele, o usuário tem acesso a cupons de desconto, mapa interativo, informações sobre lojas, eventos e promoções, e ainda recebe ofertas personalizadas com base no seu perfil de consumo. E por acaso você tem o hábito de visitar sites ao pesquisar possíveis compras? Dá para fazer isso também com o Rio Anil através da vitrine virtual, uma seção no site do shopping que permite ao cliente visualizar produtos das lojas participantes das promoções, organizados por campanhas sazonais como Dia das Mães, Natal e Volta às Aulas. Segundo Magalhães, a digitalização também fortalece a relação com os lojistas, que podem contar com o suporte tecnológico e operacional do shopping. Um exemplo é a Universidade do Lojista, uma plataforma online gratuita com cursos e capacitações voltados para os vendedores e gestores das lojas, que eleva o padrão de atendimento e impulsiona os resultados de vendas. “Até mesmo os pequenos lojistas se beneficiam dessas ferramentas. O shopping oferece gratuitamente canais para divulgar seus produtos na vitrine virtual, participar do app e receber treinamentos. Ou seja, a gente utiliza o varejo como um instrumento para democratizar o acesso à tecnologia”, completa o gerente. Conectividade que gera vendas Na prática, essas iniciativas já fazem diferença no dia a dia das lojas. Na Nagem, uma das principais varejistas de tecnologia do shopping, a estratégia é clara: adaptar-se às novas formas de consumo e usar a tecnologia como ponte com o cliente. Tecnologia revoluciona experiência de compra e aproxima clientes do varejo Divulgação/Rio Anil Shopping “Hoje, o comportamento do consumidor mudou. Muitos não têm tempo para visitar a loja física. Por isso, usamos plataformas digitais como WhatsApp, Instagram e até OLX para apresentar nossos produtos e concluir vendas. Em muitos casos, o cliente faz até o pagamento de casa ou do trabalho e só vem à loja para retirar o que já comprou”, explica Raphael Bruno de Sousa, gerente da loja Nagem. Ele destaca que os notebooks, smartphones e smartwatches continuam sendo os campeões de vendas. Ainda que o tipo de mercadoria seja o mesmo, porém, é preciso oferecer um diferencial de atendimento personalizado, mesmo à distância. “Quando conseguimos entender a rotina do cliente e oferecer soluções práticas, mesmo a quilômetros de distância, criamos vínculo. Ele sente que estamos cuidando do que ele precisa. Isso fideliza”, afirma Raphael. Para Rafael, os avanços tecnológicos implantados pelo Rio Anil Shopping, como a vitrine virtual, ampliam o alcance das lojas e quebram barreiras. “O cliente pode não estar fisicamente no shopping, mas o shopping chega até ele. Isso influencia diretamente na decisão de compra. É um trabalho em conjunto entre shopping e lojistas, e o resultado tende a ser muito positivo”, completa. Ou seja: você pode até fazer compras pela Internet, lotar carrinhos de compras virtuais e visitar os sites das suas lojas favoritas. Mas caminhar pelos corredores, admirar vitrines e selecionar produtos de forma física ainda é uma experiência essencial para o consumidor. Levam vantagem os estabelecimentos comerciais que conseguem transitar entre o digital e o físico com fluidez “Mais do que acompanhar as mudanças, nosso papel é antecipar tendências e oferecer ferramentas que realmente melhorem a jornada de compra”, conclui Paulo Magalhães.

FONTE: https://g1.globo.com/ma/maranhao/especial-publicitario/rio-anil-shopping/noticia/2025/04/11/tecnologia-revoluciona-experiencia-de-compra-e-aproxima-clientes-do-varejo.ghtml


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