Jovens sem experiência ganham chance no Rio Anil Shopping
11/04/2025
(Foto: Reprodução) Em 2024, o setor do comércio foi o que mais contratou no estado, gerando mais de sete mil novas vagas. Conseguir o primeiro emprego sem experiência é um grande desafio. Para os empresários, vale mais contratar alguém que já conhece a rotina do mercado ou investir em quem ainda está começando? E para quem sonha com a primeira oportunidade, como superar as barreiras e se destacar? Em meio a essas questões, histórias como a de Guilherme Machado e Alana Martins Araújo mostram que, com determinação e apoio, é possível conquistar um espaço e crescer profissionalmente.
Jovens sem experiência ganham chance no Rio Anil Shopping
Divulgação/Rio Anil Shopping
Aos 25 anos, Guilherme celebra sua primeira experiência com carteira assinada na loja Usaflex, no Rio Anil Shopping. Técnico em enfermagem e sem conseguir colocação na sua área, ele trabalhou informalmente até receber, em dezembro de 2024, a oportunidade de atuar no comércio. Apesar da apreensão inicial, Guilherme abraçou o desafio e tem se destacado no atendimento ao público.
"Essa experiência está sendo maravilhosa para mim, que nunca tinha trabalhado de carteira assinada. Estou tendo a oportunidade de aprender, conhecer novas pessoas e crescer profissionalmente", conta Guilherme. "Apesar de não ser a minha área original de formação, estou gostando muito de trabalhar com vendas. Me dedico ao máximo para obter bons resultados e só tenho a agradecer por essa oportunidade”, garante.
A gerente Dilma Coimbra, que iniciou sua trajetória como vendedora e hoje lidera a equipe da loja no Rio Anil Shopping, enfatiza a importância de investir em profissionais sem experiência prévia. Segundo ela, contratar funcionários sem vivência no comércio permite moldá-los de acordo com a cultura e as normas da empresa, tornando o processo de adaptação mais fluido e eficiente. Foi assim com Guilherme, que, mesmo sem experiência no varejo, conquistou a vaga e tem se destacado. "Ele demonstrou comprometimento e dedicação desde o início. Aprendeu rápido sobre vendas e atendimento, absorvendo tudo com muita propriedade", ressalta Dilma.
Preparação
No mesmo shopping, outra jovem vive uma experiência transformadora. Alana Martins Araújo, de 19 anos, conseguiu seu primeiro emprego através do programa Jovem Aprendiz em uma loja da franquia O Boticário. "Foi minha primeira oportunidade e está sendo uma experiência muito boa. Fui muito bem recebida e passei por treinamentos que me ajudaram bastante", relata. Trabalhar em um shopping de grande fluxo trouxe desafios, mas também um grande aprendizado. "Lidamos com diferentes tipos de clientes, alguns sabem exatamente o que querem, outros precisam de mais orientação. Mas nós recebemos capacitação para atender todos da melhor forma", acrescenta. A gerente, Larissa Góis, destaca a importância de dar espaço aos jovens. "Eles trazem energia e inovação para a equipe. Além disso, é um profissional que podemos preparar para crescer na empresa", afirma.
Jovens sem experiência ganham chance no Rio Anil Shopping
Divulgação/Rio Anil Shopping
Comércio gerou sete mil novas vagas no MA
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que o Maranhão fechou 2024 com 659.601 empregos formais ativos, um crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior. O setor do comércio foi o que mais contratou no estado, gerando mais de sete mil novas vagas. Ao longo dos seus 15 anos, o Rio Anil Shopping tem sido um canal importante de oportunidades de emprego no segmento do varejo na capital, conforme reforça a superintendente Francine Machado. “Pelo tamanho do empreendimento e diversidade de lojas, o Rio Anil Shopping tem um papel fundamental na geração de empregos e no fortalecimento da economia local. Muitas das oportunidades oferecidas aqui são o primeiro contato de jovens com o mercado de trabalho, o que contribui para formação profissional, geração de renda e desenvolvimento pessoal”, destaca.
Jovens sem experiência ganham chance no Rio Anil Shopping
Divulgação/Rio Anil Shopping
Alana que o diga. Comemorando o aprendizado e o novo emprego, ela garante que a sua trajetória de sucesso está apenas começando. "Aqui dentro, a gente aprende sobre comunicação, organização e trabalho em equipe. É um ambiente de muito crescimento", conta Alana, orgulhosa.