Banda maranhense Tribo de Jah celebra 40 anos de carreira com turnê nacional
08/04/2025
(Foto: Reprodução) A banda pioneira do reggae nacional já levou seu som para mais de 40 países, sendo a única a se apresentar no maior festival de reggae da Jamaica, o Sunsplash. Banda maranhense Tribo de Jah celebra 40 anos de carreira com turnê nacional
Divulgação/Assessoria
A banda maranhense Tribo de Jah inicia, neste sábado (12), a turnê de 40 anos com show em Natal, no Rio Grande do Norte. Com quatro décadas de carreira, a banda pioneira do reggae nacional já levou seu som para mais de 40 países, sendo a única a se apresentar no maior festival de reggae da Jamaica, o Sunsplash.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
E a Tribo de Jah segue na estrada para celebrar e cantar sucessos como “Uma Onda que Passou”, “Regueiros Guerreiros”, “Morena Raiz” e “Bora Chamegar”.
“A Tribo de Jah é reconhecida por seu protagonismo, sendo a primeira a introduzir o reggae da babilônia, o reggae de Jah, traduzindo essa temática para o português, que até então não existia no Brasil. O que é roots, o que é regueiro? Tudo isso foi a Tribo que introduziu no linguajar brasileiro”, explica Fauzi Beydoun, idealizador e vocalista da Tribo de Jah.
Formada em 1986, pelo vocalista Fauzi Beydoun, a Tribo tornou-se a precursora do reggae no estado e no Brasil.
Divulgação/Assessoria
A turnê 40 anos contará com a formação da banda original. Além de Aquiles Rabelo (baixista), Netto Enes (guitarrista) e João Rodrigues (baterista), o tecladista Francisco Guilherme (Frazão) está de volta. Os shows já confirmados passam por cidades brasileiras do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Maranhão.
Leia também:
João Beydoun lança música 'Essa Onda' e clipe com imagens das praias e Centro Histórico de São Luís
Banda de reggae lança documentário produzido em pontos turísticos no Maranhão
Inspirado pelo pai, Fauzi Beydoun da Tribo de Jah, João Victor Beydoun lança música autoral
Sobre os 40 anos de banda, Fauzi Beydoun afirma ter sido uma trajetória de muita luta e resiliência, sem o apoio da grande mídia, enfrentando todo tipo de adversidades.
“A banda tem mensagens edificantes, construtivas, a banda não fala nada depreciativo. Então, eu acho que a banda deveria ter um reconhecimento maior. Nunca conseguimos nos valer das leis de incentivo à cultura a nível federal. Então, assim sempre foi uma batalha de muita resistência, de luta pela sobrevivência”, afirma Fauzi Beydoun.
Mesmo diante de tantos desafios, a Tribo de Jah está num bom momento, por conta do reconhecimento por seu pioneirismo e protagonismo, inspirando outras tantas bandas no Brasil.
“A Tribo acabou despertando o interesse pelo reggae em escala nacional. A banda protagonizou em muitos momentos essa cena remanescente em São Paulo, em Brasília, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Sempre foi a banda Tribo de Jah a acender essa centelha, fazer com que o reggae explodisse em tantas regiões do país, e com isso, há um mercado do reggae a nível nacional”, conclui Fauzi.
Veja a data dos shows da Turnê Tribo de Jah 40 anos
12/04 Natal-RN
18/04 São Sebastião-SP
19/04 Ibitipoca-MG
27/04 Sesc Itaquera-SP
24/05 Sesc Pompéia-SP
06/06 Caruaru-PE
12/07 Paulino Neves-MA
10/10 Ribeira do Pombal-BA
Sobre a Tribo de Jah
Formada em 1986, pelo vocalista Fauzi Beydoun, a Tribo tornou-se a precursora do reggae no estado e no Brasil.
Divulgação/Assessoria
Em um cenário onde o reggae era contestado pela elite cultural de São Luís do Maranhão, mas adorado pela grande massa popular, nasce a Tribo de Jah. Formada em 1986, pelo vocalista Fauzi Beydoun, a Tribo tornou-se a precursora do reggae no estado e no Brasil.
Formada por Fauzi Beydoun, Pedro Beydoun, Aquiles Rabelo, Netto Enes, João Rodrigues e Frazão, a Tribo de Jah conta com 19 álbuns inéditos, dois DVDs, dois documentários lançados e mais de dois milhões de cópias físicas vendidas. A banda, que tem 40 anos de carreira, ainda registra mais de 100 milhões de visualizações no YouTube.
Conhecida por hits como “Uma Onda que Passou”, “Regueiros Guerreiros” e “Morena Raiz”, a Tribo de Jah iniciou os trabalhos na Escola para Cegos em São Luís e também chama muita atenção por contar com instrumentistas cegos.
A Tribo registra outras importantes conquistas, sendo, até hoje, a única banda nacional a ter participado do Sunsplash Festival na Jamaica. Marcou ineditismo ainda como a primeira banda de reggae a se apresentar no Rock in Rio, em 2001. Uma bagagem que carrega histórias de shows em todos os estados do Brasil e em mais de 50 países.